Gráfico de Funções 1 grau: Retas

Gráfico de Funções 1 grau: Retas 

Dentro dos gráficos de funções polinomiais tem-se o Gráfico de Funções 1 grau: Retas. São funções em que o termo de maior ordem é 1. Então, sua forma genérica é dada da seguinte forma:

f(x)=ax+b ,

onde a é o coeficiente angular do gráfico da função, ou seja, determina a inclinação da reta, e b é o coeficiente linear, que determina o ponto onde o gráfico da função corta o eixo y. Veja o exemplo a seguir da função f(x)=2x-3 :

Gráfico de Funções 1 grau: Retas

O valor do coeficiente angular determina se a função é crescente, quando a>0, ou decrescente, a<0 .

Uma das principais aplicações da função linear é a relação de proporção existente entre os elementos do domínio e da imagem, pois observamos que conforme variam os elementos do domínio, suas respectivas imagens variam na mesma proporção. Assim,  essa proporção é denominada de coeficiente angular da função, em alguns casos também chamado de taxa de variação.

Altere os valores de a e b no gráfico a seguir e observe o que ocorre com a função  f(x)=ax+b :

Construindo a função a partir do gráfico

 

Quando tem-se o Gráfico de Funções 1 grau: Retas e quer-se descobrir as funções originantes, deve-se encontrar o coeficiente angular, a, e o coeficiente linear,  b .

Por isso, necessita-se ter pelo menos dois pontos do gráfico. Sejam os pontos (1,1) e (3,-1), a partir deles é possível encontrar a função que os originou.

Uma das forma de encontrar essa função é através da resolução de um sistema linear, na qual substitui-se o valor dos pontos dados na forma geral da equação do 1 grau, f(x)=ax+b . Assim, tem-se:

sistema

Assim, tem-se como solução a=-1b=2. Deste modo, a função é f(x)=-x+2 .

Caso desejar, assista uma outra explicação sobre este assunto em vídeo clique aqui. Além disso, se quiser construir gráficos online dê uma olhada nesse post clicando aqui.

Portanto, espero que tenha ficado claro esse post sobre o Gráfico de Funções 1 grau: retas. Continuem nos acompanhando. Divulguem nosso site. Compartilhe esse post com amigos e com aqueles que essa informação possa ser relevante. Se ficou alguma dúvida coloque nos comentários abaixo Use seu login do Facebook. 

Publicado em 03/08/2016, em Funções.