Descubra aqui 4 métodos eficazes de como você pode ganhar dinheiro estudando Cálculo

Descubra aqui 4 métodos eficazes de como você pode ganhar dinheiro estudando Cálculo

 

Vamos apresentar nesse artigo 4 métodos eficazes de como você pode ganhar dinheiro estudando Cálculo

Desde a descoberta e o desenvolvimento dos fundamentos do Cálculo por Newton e Leibniz suas utilidades e aplicações não pararam mais de aparecer até os dias atuais.

Podemos dizer que o Cálculo é uma ferramenta básica para o estudo e compreensão de praticamente todos os Fenômenos físicos da natureza, sendo empregado em diversos campos de estudo.

Como exemplo citamos: matemática, física, química, biologia, economia e engenharias, entre outros, que foram e ainda continuam sendo modelados através de equações matemáticas (modelos matemáticos).

Dos modelos quânticos, a modelos que governam a dinâmica de fluidos, passando por modelos de crescimento populacional, modelos logísticos, modelos de transporte de partículas, etc. 

Praticamente tudo que você possa imaginar de alguma forma tem relação com o Cálculo Diferencial e Integral.

Isso possibilita que, à medida que se estuda Cálculo aprimora-se o raciocínio lógico-matemático em busca de soluções de problemas.

 

Nosso mundo está em constante busca por soluções de problemas, estamos rodeados deles; muitos conhecemos a solução, entretanto com relação a outros ainda não temos uma resposta exata ou aproximação adequada.  

É esse pensamento abstrato e esse raciocínio lógico-matemático que faz uma evolução extraordinária em nossas mentes.

A grande pergunta é: porque não ganhar dinheiro estudando Cálculo? Eu vou revelar 4 maneiras que podem de alguma forma gerar alguma renda extra durante a trajetória de você no estudo do Cálculo.

1 – Aulas particulares (monitorias)

 

Essa é a forma mais fácil de obter uma renda extra estudando Cálculo. O Cálculo faz parte de todos os cursos de ciências exatas como: matemática, física, engenharias, química, etc.

E de alguns cursos de ciências biológicas e da terra como: agronomia, farmácia, veterinárias, entre outros.

Isso fornece uma gama gigantesca de alunos que precisam de ajuda.

 

O Cálculo, sem dúvida, é uma das disciplinas que mais reprovam e que gera muita dificuldade, seja porque a base no ensino fundamenta e médio foi fraca, seja porque as aulas são desmotivadoras e chatas na Universidade.

Não importa o motivo, o fato é: Cálculo sempre foi e sempre será o bicho papão dos cursos.

À medida que você for passando pelos Cálculos, você vai necessariamente consolidar muitos conceitos matemáticos e revisar muitos conteúdos do ensino fundamental e médio.

Aqui está a primeira oportunidade: aulas particulares não só de Cálculo, mas também para o ensino fundamental e médio. 

Sugiro que logo que passe pelo primeiro Cálculo (Cálculo 1, Cálculo A, seja lá como chamam na sua Universidade ou Faculdade) você já pode se candidatar a dar aulas.

E hoje existem diversas maneiras de anunciar essas aulas, youtube (acesse nosso canal) , facebook, de boca em boca, etc.

Você pode usar diversos recursos para divulgar essa atividade que, além de fornecer uma renda extra, vai fazer com que você consolide e revise os conteúdos do Cálculo.

Sugiro que guarde as listas de exercícios resolvidas para depois utilizar nas suas aulas particulares. Existe uma demanda muito grande que você podem explorar.

Muitas pessoas acham que não precisam de aulas de Cálculo, mas na verdade não sabem que precisam.

Cabe a você usar um pouco de marketing. Outra forma é se candidatar a monitora.

Quase todas as Universidades, Faculdades, Institutos Tecnológicos tem um acompanhamento de monitora para as disciplinas de Cálculo inicial, devido a grande taxa de reprovação.

Nas horas vagas é uma excelente forma de se obter um dinheiro estudando e ainda podendo ajudar os colegas.

Esse é o TOP 1 dos 4 métodos eficazes de como você pode ganhar dinheiro estudando Cálculo: Aulas particulares (monitorias) .

2 – Aulas em cursos preparatórios

 

Não tão fácil, mas longe de ser difícil, uma segunda alternativa é dar aulas em cursos preparatórios.

Cada vez mais existem cursos preparatórios para certames do tipo ENEM, Programas de avaliação seriado para o ensino superior, vestibulares, etc. 

Além dos cursos preparatórios tradicionais para concursos públicos como INSS, Receita Federal, Polícia Federal, Petrobras, entre outros.

Praticamente todos esses citados acima cobram matemática. Seja através de questões sobre ensino fundamental e médio, seja através de Raciocínio Lógico.

Todos esses conteúdos de alguma forma são tratados no Cálculo, uma vez que ele abrange desde funções à resolução de problemas de máximos e mínimos.

O Cálculo é uma disciplina completa que vai muito além do simples Cálculo de derivadas e Limites, o que proporciona ao aluno um conhecimento amplo de Matemática.

 

Muitos desses cursos tem uma rotatividade grande de professores o que pode propiciar uma oportunidade para você lecionar neles.

Uma grande vantagem de dar aulas é que, mesmo que você não goste num primeiro momento, vai aprender a se comunicar melhor, o que já é um grande diferencial nos dias de hoje. Experimente, tente, não feche essa possibilidade.

Dar aulas pode ser um desafio que vale a pena. Esses cursos de uma forma geral querem pessoas que estejam dispostas a aprender e trabalhar de uma forma empolgante e divertida.

Eles têm todo o material e dão todo o treinamento e suporte para o trabalho.

Lembrem: hoje em dia não importa muito o que você é (diploma) e sim o que sabe fazer (competência), se sabe lidar com adversidades e trabalhar em equipe. Não tenha medo de dar aulas por não ser formado ou não ter experiência.

Conhecemos professores que tem cabelos brancos e as aulas são horríveis. Inexperiência são é sinônimo de incompetência e falta de vontade.

“É preferível um inexperiente com tesão a um experiente brochadão”, hehehe, brincadeira!!!

Dos projetos que menos esperamos saem os melhores resultados. Faça uma lista dos cursos da sua cidade e vá conversar com o dono ou administrador.

No geral, existe uma boa flexibilidade de horários e você pode conciliar com seu curso.

Esse é o TOP 2 dos 4 métodos eficazes de como você pode ganhar dinheiro estudando Cálculo: Dar aulas em cursos preparatórios para concursos.

3 – Parcerias em incubadoras

 

Inovação tecnológica veio para ficar. Nos países desenvolvidos essa é uma pratica comum onde as aulas tradicionais estão perdendo espaço.

Cada vez mais se estuda por projetos, tentando solucionar problemas locais ou globais que de alguma forma afetam a vida das pessoas e do próprio planeta.

Dentro desses projetos abrangem-se todas aquelas competências necessárias para formar o profissional em determinada área.

Nunca se falou tanto em sustentabilidade e em um mundo diferente, na qual os valores e propósitos estão acima do que simplesmente ganhar dinheiro.

Incubadoras servem para estimular e operacionalizar a visão empreendedora da comunidade acadêmica e da sociedade em geral apoiando projetos.

Além de dar suporte e assessorias, oferecendo infraestrutura, transformando-os em empreendimentos competitivos e prontos para atuarem no mercado.

Dentro das universidades brasileiras e Institutos tecnológicos tem-se dado um espaço significativo para esse tipo de parceria. Dentro da incubadora existem dos mais diversos problemas a serem resolvidos.

Com certeza mais da metade deles podem ser resolvidos através do auxílio de modelos matemáticos, que nada mais são do que uma representação do problema físico real.

A base para resolver qualquer modelo matemático é o Cálculo.

Isso seria mais adequado para os alunos que estejam ou já cursaram os últimos Cálculos (Equações Diferenciais e Cálculo Numérico).

É uma forma bem interessante também para começar a fazer um iniciação cientifica aplicada em uma área de interesse.

Existem diversos problemas que você pode relacionar com a área que atua e resolvê-los utilizando o conhecimento de matemática que adquiriu e está estudando.

 

Nesses projetos existem pessoas de diversas áreas do conhecimento trocando informações, desde o professor mais experiente a alunos de graduação e iniciação científica.

É uma troca rica na qual se pode, não só aprender matemática, mas física, engenharia, administração, marketing, programação, designer, etc, além de fazer muitos contatos e network.

Uma vez inserido nesse ambiente existe há possibilidade de desenvolver um produto ou solução para um problema real para começar quem sabe a empreender. Procure e vá conhecer uma incubadora.

Fale com seus professores, eles podem ser o elo de ligação para você ser inserido nesses projetos. Na Universidade não somos treinados para isso, mas essa é uma excelente opção e alternativa para se destacar dos demais.

Esse é um desafio um pouco mais sofisticado, mas não abra mão de tentar. Esse é o TOP 3 dos 4 métodos eficazes de como você pode ganhar dinheiro estudando Cálculo: Parceria em incubadoras.

4 – Consultoria matemática

 

Dos 4 métodos esse, sem dúvida, é o que exige mais experiência e dedicação, mas não é impossível. Existe uma frase que diz “A única forma de chegar ao impossível é acreditar que é possível” .

O fato da consultoria matemática ser mais sofisticada não descarta a possibilidade de ganhos, pelo contrário, quanto mais desafiador e difícil, menos concorrência e mais oportunidades de ganhos existe.

Em primeiro lugar, lembre que pouca gente sabe Matemática de fato.

Falando mais especifico, no rol das empresas e indústrias, vemos na maioria das vezes pessoas que não entendem bulhufas do que estão fazendo, apenas apertam botões e/ou dão ordens.

Entretanto, alguém projetou e fez tudo aquilo. Muitos problemas nas indústrias e empresas poderiam ser resolvidos pelo uso da matemática de uma forma bem simples.

Dá para garantir que com um simples ajuste de curvas ou interpolação polinomial pode-se resolver muita coisa que as indústrias e empresas não tem nem ideia de como fazer.

Isso aprende-se em Calculo Numérico, sua base está na série de Taylor, que é obtida através de derivadas.

 

Assim, tudo se resume ao Cálculo de forma geral. Entenda que dividiram o Cálculo em 1, 2, 3, 4 e outras denominações, para poder facilitar o entendimento e agrupar assuntos mais relacionados.

Eles compõem basicamente os assuntos de derivadas e integrais a uma e várias variáveis, Equações Diferenciais, Cálculo Numérico, Álgebra Linear e Geometria Analítica. 

Na verdade, tudo é uma coisa só que chamamos simplesmente de Cálculo. Uma vez que você compreende todos os conteúdos, daí a importância de estudar tudo com afinco, você entende que está tudo interligado.

O fato é:

industrias e empresas compram serviços prontos para resolver determinados problemas.

Por que não saber o que eles realmente precisam?

Muitos dos problemas envolvem não só ajuste de curvas, mas basicamente maximização de lucros e minimização de despesas.

Isso é um problema clássico de máximos e mínimos resolvido em diversos exemplos nos livros de Cálculo através de derivadas e Multiplicadores de Lagrange.

Mesmo que você não seja um matemático e nem um “expert” em consultoria você consegue aprender isso.

Não esqueça: o mundo precisa de pessoas que resolvam os problemas, que saibam fazer. Não adianta você ser tal coisa e não saber resolver nada.

O uso das ferramentas matemáticas pode ajudar a dar as repostas para os problemas do mundo.

Mais uma vez, não descarte essa possibilidade.

Converse com pessoas que tem empresas ou indústrias, visite-as, tente saber quais são os problemas que elas gostariam de resolver.

Talvez exista algo que você enxergue a possibilidade de usar os conhecimentos do Cálculo para resolver. Não é uma tarefa fácil, precisa de uma certa experiência, mas você pode tentar.

Peça ajuda para seu professor ou colega. Por que não fazer um grupo de amigos para caçar problemas em indústrias? Podem convidar pessoas de diversas áreas e seu professor de matemática para participar.

Seja proativo, não espere que as coisas caiam do céu. Acredite, com a matemática dá para modelar e resolver grande parte dos problemas do mundo.

Espero que tenha gostado desse artigo. Nosso objetivo aqui foi mostrar a gama de possibilidades e abrir novos horizontes com o estudo do Cálculo.  

Resumo

Resumindo, os 4 métodos eficazes de como você pode ganhar dinheiro estudando Cálculo são: 

 

  1. Aulas particulares (monitorias)
  2. Aulas em cursos preparatórios (ENEM, concursos, etc)
  3. Parcerias em incubadoras
  4. Consultoria matemática

Lembrando sempre:

Essas são apenas sugestões de como você pode ganhar dinheiro estudando Cálculo. Não significa que isso vá funcionar para todas as pessoas, mas seguindo os 4 métodos eficazes de como você pode ganhar dinheiro estudando Cálculo, acreditamos que sejam realmente possibilidades plausíveis.

Continuem acompanhando o nosso website  e canal no youtube.

Grande abraço

Dicas de Cálculo

 

Publicado em 02/03/2017, em Conteúdos VIP.